segunda-feira, 21 de junho de 2010
Arte em Roma
Aqui temos um monumento muito importante no mundo todo e que tambem mostra os arcos que era uma caracteristica da arquitetura romana.
Aqui podemos ver uma pitura que mostra homens nus, pois em roma eles adoravam a beleza do corpo.
Esta imagem demonstra a perfeição de como é feita as estatuas e demonstram sempre um herói.
Esta imagem mostra que as estatuas romanas eram feitas com um material deradouro e com muitos detalhes .
A arquitetura em roma tem como principal caracteristica os arcos que são usados muito em predios de grande importancia.
domingo, 20 de junho de 2010
Renascimento na Península Itálica
A escultura demonstra Bastante a idéia de humanismo, já que esta sempre focada no ser humano, e também por ter traços muito realistas deixando a escultura muito real.
Todos os detalhes estruturais e estéticos na arquitetura renascentista estão distribuídos de forma que o homem veja de qualquer ponto, e seja assim privilegiado com a vista.
Leda ,de Leonardo Da Vinci, que foi um dos mais influentes e importantes artistas do renascimento.
No renascimento os artistas passaram a se focar mais no ser humano, voltando-se para o antropocentrismo, assim várias obras desse período têm como foco principal o ser humano.
Na pintura renascentista destacava-se a utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitem criar distâncias e volumes e a utilização da tinta à óleo, que possibilitará a pintura sobre tela com uma qualidade maior, dando maior ênfase à realidade e maior durabilidade às obras.
Arte Gótica
A Pintura gótica não teve muito sucesso no começo, mas depois conseguiu o seu lugar. Era um estilo mais sombrio e emotivo, quase sempre relacionado a religião , focando-se bastante no teocentrismo.
Arte gótica representada pelas esculturas da fachada da Catedral de Notre Dame na França. As roupas e o corpo cedem à gravidade e acima de tudo domina uma atitude elegante, uma expressão realista, serena e profundamente terna que estabelece comunicação pelo olhar, pelo sorriso e pelo gesto.
Os vitrais são uma característica da artes gótica, pois uma vez que eles conseguiram deixar as paredes mais finas, puderam colocar vitrais que enfeitavam toda a igreja e q permitia também melhor iluminação do interior.
A utilização de pilares além de darem uma maior sustentação a estrutura, ainda tem um função estética, pois assim as paredes podem ser mais finas, sem correr algum risco de desabar, e também proporcionam uma sensação de grandeza, pois com os pilares as Catedrais ficaram mais altas.
Identifica-se a arte gótica pelo cruzamento de ogivas e pelos arcos botantes
Arte Pré-Colombiana
Esta imagem está apresentando materiais feitos de cerâmica um vaso e também vários potinhos talvez usados para alimentação ou rituais.
Esta é uma imagem de uma estatua revestida de ouro e com muitos detalhes bonitos e chamativos.
Esta é uma estatua usada talvez para representar um deus dentro de uma tribo pré-colombiana.
Este é um quadro dos povos pré-colombianos que foi feito com cerâmica e alguns pedaços de madeira e tintas escuras.
Esta imagem contem uma mascara usada pelos povos antigos e feita de cerâmica com muitos detalhes.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Arte Romanica
arquitectura românica regista-se na Itália (de onde irradia para toda a Cristandade), onde mestres canteiros, organizados em corpos itinerantes, erigem igrejas caracterizadas por uma grande simplicidade, com paredes em aparelho pequeno que dão a ilusão de serem feitas de tijolo, cobertas de tectos de madeira (que posteriormente darão lugar a abóbadas de berço) e cujas naves se apresentam divididas por colunas ou pilares, despidas de ornamentação plástica e com campanários no flanco do edifício.
O edifício Pisa com o passar do tempo, ela foi sofrendo inclinação porque o terreno cedeu. Seu elemento arquitetônico mais interessante é a superposição de delgadas colunas de mármore, que formam sucessivas arcadas ao redor de todos os andares.
A escultura românica era realista, suas figuras retratavam as pessoas como realmente eram. Suas figuras eram alongadas, com rostos formais, mas sem expressão. Também se caracterizavam pelo uso de linhas estilizadas e decorativas Na porta, a área mais ocupada pelas esculturas era o tímpano, nome que recebe a parede semicircular que fica logo abaixo dos arcos que arrematam o vão superior da porta. Imitação de formas rudes, curtas ou alongadas, ausência de movimentos naturais. A escultura românica está inter-relacionada a arquitetura ,separando –as ,só conseguiríamos destruir ambas.A escultura é talhada na mesma pedra que faz parte do edifício.
A pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco, que originalmente era uma técnica de pintar sobre a parede úmida. O românico investe na pintura , que pressupõe uma considerável economia de tempo e de dinheiro em relação ao mosaico. Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo.
Abóbada de aresta. Consistia na intersecção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares. Com isso, distribuiu-se melhor o peso das pedras para evitar os desabamentos, cria-se um ambiente que dava a impressão de leveza e iluminava-se mais o interior das construções.
Assinar:
Postagens (Atom)