quarta-feira, 16 de junho de 2010

Arte Romanica



arquitectura românica regista-se na Itália (de onde irradia para toda a Cristandade), onde mestres canteiros, organizados em corpos itinerantes, erigem igrejas caracterizadas por uma grande simplicidade, com paredes em aparelho pequeno que dão a ilusão de serem feitas de tijolo, cobertas de tectos de madeira (que posteriormente darão lugar a abóbadas de berço) e cujas naves se apresentam divididas por colunas ou pilares, despidas de ornamentação plástica e com campanários no flanco do edifício.



O edifício Pisa com o passar do tempo, ela foi sofrendo inclinação porque o terreno cedeu. Seu elemento arquitetônico mais interessante é a superposição de delgadas colunas de mármore, que formam sucessivas arcadas ao redor de todos os andares.




A escultura românica era realista, suas figuras retratavam as pessoas como realmente eram. Suas figuras eram alongadas, com rostos formais, mas sem expressão. Também se caracterizavam pelo uso de linhas estilizadas e decorativas Na porta, a área mais ocupada pelas esculturas era o tímpano, nome que recebe a parede semicircular que fica logo abaixo dos arcos que arrematam o vão superior da porta. Imitação de formas rudes, curtas ou alongadas, ausência de movimentos naturais. A escultura românica está inter-relacionada a arquitetura ,separando –as ,só conseguiríamos destruir ambas.A escultura é talhada na mesma pedra que faz parte do edifício.




A pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco, que originalmente era uma técnica de pintar sobre a parede úmida. O românico investe na pintura , que pressupõe uma considerável economia de tempo e de dinheiro em relação ao mosaico. Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo.




Abóbada de aresta. Consistia na intersecção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares. Com isso, distribuiu-se melhor o peso das pedras para evitar os desabamentos, cria-se um ambiente que dava a impressão de leveza e iluminava-se mais o interior das construções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário